sábado, 7 de dezembro de 2013

Flagrando o/a Professor(a) Doutrinador(a)

Flagrando o Doutrinador 

De um modo geral, as estratégias da doutrinação ideológica são muito pouco sutis. Vejam, por exemplo, o que faz o Prof. Carlão (História), do Anglo Vestibulares de Tatuí-SP, filmado por uma de suas vítimas em pleno ato de incitação de ódio aos EUA.

Incitação de ódio aos EUA em cursinho pré-vestibular: conheça o Prof. Carlão - 1ª parte   

Assista ao impressionante vídeo do Professor Carlão, do Anglo de Tatuí-SP. Aulas desse tipo acontecem todos os dias nas escolas brasileiras. Leia AQUI comentário de Reinaldo Azevedo sobre essa aberração

Ao deparar-se, no entanto, com uma audiência intelectualmente mais sofisticada, o doutrinador pode também sofisticar sua abordagem, dissimulando a propaganda ideológica numa roupagem pseudo-científica. Selecionamos, neste espaço, alguns procedimentos utilizados por esses mestres da militância.

Você pode estar sendo vítima de doutrinação ideológica quando seu professor:

  • se desvia frequentemente da matéria objeto da disciplina para assuntos relacionados ao noticiário político ou internacional;

  • adota ou indica livros, publicações e autores identificados com determinada corrente ideológica;

  • impõe a leitura de textos que mostram apenas um dos lados de questões controvertidas;

  • exibe aos alunos obras de arte de conteúdo político-ideológico, submetendo-as à discussão em sala de aula, sem fornecer os instrumentos necessários à descompactação da mensagem veiculada e sem dar tempo aos alunos para refletir sobre o seu conteúdo;

  • ridiculariza gratuitamente ou desqualifica crenças religiosas ou convicções políticas;

  • ridiculariza, desqualifica ou difama personalidades históricas, políticas ou religiosas;

  • pressiona os alunos a expressar determinados pontos de vista em seus trabalhos;

  • alicia alunos para participar de manifestações, atos públicos, passeatas, etc.;

  • permite que a convicção política ou religiosa dos alunos interfira positiva ou negativamente em suas notas;

  • encaminha o debate de qualquer assunto controvertido para conclusões que necessariamente favoreçam os pontos de vista de determinada corrente de pensamento;

  • não só não esconde, como divulga e faz propaganda de suas preferências e antipatias políticas e ideológicas;

  • omite ou minimiza fatos desabonadores à corrente político-ideológica de sua preferência;

  • transmite aos alunos a impressão de que o mundo da política se divide entre os “do bem” e os “do mal”;

  • não admite a mera possibilidade de que o “outro lado” possa ter alguma razão;

  • promove uma atmosfera de intimidação em sala de aula, não permitindo, ou desencorajando a manifestação de pontos de vista discordantes dos seus;

  • não impede que tal atmosfera seja criada pela ação de outros alunos;

  • utiliza-se da função para propagar ideias e juízos de valor incompatíveis com os sentimentos morais e religiosos dos alunos, constrangendo-os por não partilharem das mesmas ideias e juízos.

Fonte: http://www.escolasempartido.org/325-incitacao-de-odio-aos-eua-em-cursinho-pre-vestibular-conheca-o-prof-carlao


Nenhum comentário:

Postar um comentário